Ao reconhecer a importância da organização do espaço em sala
de aula, descobrimos estratégias decisivas na aprendizagem efetiva dos alunos.
Assim, a distribuição das carteiras e de outros objetos
pedagógicos, bem como sua conservação afeta a forma como os alunos se
relacionam e interagem com o professor.
A organização tradicional das carteiras – enfileiradas e
voltadas para frente – ainda é a mais usada, legitimando o professor como único
detentor do conhecimento. Essa disposição é propícia para investigar o
aprendizado individual do aluno, sobre determinado tema.
A disposição circular das carteiras possibilita o diálogo
aberto, em que os estudantes trocam informações entre si. De acordo com as
teorias pedagógicas modernas, é a forma mais eficiente de aprendizado,
favorecendo o brainstorming (algo como, uma tempestade de ideias).
Todos os alunos participam da atividade e se sentem à vontade para expor suas
ideias.
Já a disposição de mesas agrupadas é usada para que pequenos
grupos reflitam sobre uma mesma atividade, ao buscar a cooperação cognitiva
para a solução de um problema, por exemplo.
Além dessas estratégias, há outras que propõem atividades em
algum ambiente externo, favorecendo a aprendizagem a qualquer e todo o momento, em todo e
qualquer lugar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário