quinta-feira, novembro 21, 2013

Estratégias para potencializar a aprendizagem

       Ao reconhecer a importância da organização do espaço em sala de aula, descobrimos estratégias decisivas na aprendizagem efetiva dos alunos.
       Assim, a distribuição das carteiras e de outros objetos pedagógicos, bem como sua conservação afeta a forma como os alunos se relacionam e interagem com o professor.
       A organização tradicional das carteiras – enfileiradas e voltadas para frente – ainda é a mais usada, legitimando o professor como único detentor do conhecimento. Essa disposição é propícia para investigar o aprendizado individual do aluno, sobre determinado tema.
       A disposição circular das carteiras possibilita o diálogo aberto, em que os estudantes trocam informações entre si. De acordo com as teorias pedagógicas modernas, é a forma mais eficiente de aprendizado, favorecendo o brainstorming (algo como, uma tempestade de ideias). Todos os alunos participam da atividade e se sentem à vontade para expor suas ideias.
       Já a disposição de mesas agrupadas é usada para que pequenos grupos reflitam sobre uma mesma atividade, ao buscar a cooperação cognitiva para a solução de um problema, por exemplo.
       Além dessas estratégias, há outras que propõem atividades em algum ambiente externo, favorecendo a aprendizagem a qualquer e todo o momento, em todo e qualquer lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário