sábado, março 26, 2011

Quem sou eu?

    Diante da nova realidade que se aflora e se dissemina pelo mundo inteiro, a era da tecnologia provoca mudanças vertiginosas, sem precedentes, em todos os aspectos de minha vida, enquanto professora e educadora. A mudança de atitude diante do que é novo e desconhecido se faz premente. É preciso sair do ovo e romper a casca para que eu possa me apropriar das novas ferramentas de trabalho. São com elas que vou interagir com os meus alunos, com os outros professores e com o mundo.
     Sou como um espelho para os meus alunos. Se eu buscar conhecer os novos sistemas culturais de representação do pensamento, certamente meus alunos se espelharão nessa busca também. Porém, se eu permanecer em minha zona de conforto, ignorando as novas tecnologias e suas mudanças, essa postura se refletirá em meus alunos, irremediavelmente...
    Procurando ser mais proativa do que reativa, uso do bom senso e da sensibilidade para observar e compreender os acontecimentos ao meu redor. Sempre ouvir muito mais do que falar e principalmente, escutar mais, do que simplesmente ouvir.
    Lembrando que a nova geração, nascida nesta era digital, está muito mais habilitada a assimilar suas ferramentas e as novas transformações, possibilitando minha aprendizagem junto aos meus alunos.
    Eis o momento em que a tênue linha que separa o aluno do professor se confunde, quando o professor se torna aluno e o aluno, por conseguinte, torna-se o professor... Deixando de existir a forma arcaica de se ensinar e de aprender, das gerações anteriores às novas tecnologias de informação e comunicação.

atividade 1.1 - Quem sou eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário