sábado, novembro 02, 2013

Leituras tecnológicas

       Da incursão no perfil do NTM (Núcleo Tecnológico Municipal) , entre imagens e textos, pude entrever algumas palavras-chave recorrentes e fundamentais. São elas, a tecnologia, a cooperação, a educação à distância.
       Se na aprendizagem pela cooperação havia inúmeros fatores limitantes, como a geografia, a cultura e a economia, por exemplo, a tecnologia tem abreviado essas dificuldades, seja por meio da internet, seja por meio da televisão, das rádios e das vídeos-conferências.
       De como a tecnologia tem revolucionado todas as esferas do conhecimento e do desconhecimento da evolução humana, isso é inquestionável. Aliás, por mais paradoxal que seja, a tecnologia nos chega, principalmente para a humanização!
       Humanização que consiste na apropriação de saberes, multiplicando-os, pela interação sociocultural, ao participar da construção do saber coletivo. Essa humanização inclui a imagem do professor, como um facilitador, um animador, um tutor, um monitor da aprendizagem!

       Esse processo, porém, exige responsabilidade e compromisso, em maior grau. Cada um contribuirá, no seu ritmo, no seu tempo e espaço, com sua característica própria, na construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário