sábado, abril 30, 2011

Pesquisa de campo: estudo das folhas

Este projeto contemplou a flora abundante e variada que circunda a escola.
Primeiramente, os vinte e seis alunos foram divididos em três grupos. Cada grupo coletou diferentes tipos de folhas, observando seu formato e sua conformação. São alunos da 3ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, sob a orientação desta que lhes fala.
Após a coleta, procederam ao arquivamento das folhas em papel Kraft de tamanho 5x1m, por grupo.  Foram coladas com cola escolar.
Por fim, cada grupo pesquisou a classificação das folhas na internet.
Os conteúdos curriculares envolvidos neste projeto permeiam as ciências naturais, a matemática (no que se refere ao formato das folhas e na síntese do trabalho), a sociologia e a educação física.
Esta pesquisa teve a duração de uma manhã de aula.
A princípio, os alunos não se deram conta da importância do trabalho, porque achavam que não houvesse nada de interessante nas árvores e folhagens do cotidiano. Mas após a coleta e colagem das folhas, ficaram espantados com a variedade de forma e tamanho das folhas.
Outra motivação que alavancou este projeto foi o anúncio de que os trabalhos seriam levados para a feira de ciências. Oxalá sejam contemplados com honra e prêmios... Este projeto já representa uma grande conquista para os alunos e igualmente, para a professora.

Atividade 1.7 - Pesquisa por projeto





Nenhum comentário:

Postar um comentário