sexta-feira, abril 29, 2011

A teia da vida

Como deixar de reconhecer os inúmeros benefícios trazidos pelo desenvolvimento tecnológico na sociedade contemporânea? Telefone, televisão, terminais eletrônicos dos bancos e no comércio, internet, tele-medicina, robótica, etc.
O convívio cada vez mais intenso com essas tecnologias transformam, pouco a pouco, a consciência individual e coletiva, a percepção do mundo e os valores e formas de atuação social.
O mesmo ocorre no âmbito educacional, quando se equacionam caminhos para a construção de conhecimentos, que produzam aprendizagens mais significativas. A cada novo conhecimento é necessário um novo paradigma. A cada nova tecnologia, uma nova metodologia.
Assim, a implantação de uma nova tecnologia na escola requer muito mais do que simplesmente, sua instalação física. Uma proposta pedagógica ampla, que contemple a motivação e preparação de professores e que possibilite a interação entre eles, em forma de rede. Uma poderosa rede formada de nós, onde cada nó está em constante extensão.
Na verdade, essa é a visão sistêmica de todos os seres vivos. A vida feita em redes. Usemos e abusemos dessa cultura de rede, onde o ciberespaço é o nosso ambiente de aprendizagem.

atividade 1.6 - Momento de reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário