quinta-feira, novembro 22, 2012

REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM-EIXO III



Os mapas conceituais são diagramas de significados, de relações de significados. Nesses mapas, tudo pode ter relação com tudo, ou pelo menos, com quase tudo. É como se esses mapas expressassem nossos pensamentos, só que de forma mais organizada e mais inteligível, por causa de sua natureza esquemática.
Com os mapas conceituais, podemos potencializar a aprendizagem sobre qualquer tema mapeado. Se aprendemos coisas novas todos os dias e se, a cada momento mudamos nossa forma de pensar, então os significados que damos às coisas também mudam sempre. Daí é que podemos concluir que os mapas conceituais nunca estarão prontos, finalizados! Eles podem e devem ser revisados e melhorados, ao longo do tempo.
Esse mesmo raciocínio ocorre quando se trata da integração das tecnologias ao currículo no desenvolvimento de projetos. Tanto o currículo, como o projeto devem ser revisados e revisitados sempre para ajustes, para melhoria contínua, a fim de promover a aprendizagem significativa. Esse trabalho hercúleo torna-se minúsculo, quando aliado às tecnologias.
Como toda cultura, a cultura digital tem as suas especificidades. E o que ela tem de único, de particular, de interessante e que é dela, sem ser do impresso, sem ser da oralidade e que não se encontra em nenhum outro tipo de interação... Isso é que deve ser explorado na escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário