quinta-feira, novembro 08, 2012

Projeto e suas características

Um projeto nasce, a partir de uma dúvida sincera, contundente.
Considerando o interesse dos alunos em desenvolvê-lo, o professor vai traçando a abrangência da intencionalidade pedagógica do projeto, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs.
A articulação do projeto com a ideia de cidadania se deve ao fato de o trabalho em grupo, em busca de um resultado, uma meta comum, representar o próprio exercício de cidadania.
Os alunos, enquanto sujeitos da aprendizagem, encontram toda a liberdade para criar, representar e construir o conhecimento.
Cabe ao professor, parceiro dos alunos, identificar as dificuldades e descobertas dos alunos e intervir em seu processo para provocar o desenvolvimento.
Quanto à integração de duas ou mais áreas de conhecimento em um único projeto, ou seja, a interdisciplinaridade é uma tendência da maioria dos projetos. Ele pode iniciar nesse formato, para depois, ao longo de sua evolução, escolher-se focar uma área específica. Podendo ocorrer também, o inverso. Iniciar o projeto focado em um determinado conceito, para depois se abrir e articular conceitos de outras áreas.
Assim, flexível e aberto, parecendo algo simples e fácil de ser executado... Será?

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