quarta-feira, abril 27, 2011

Conhecendo uma experiência

O BARULHO FANTASMA: encarando o medo do desconhecido através da literatura infantil

Autoras: Amanda Barros Teixeira (UF Juiz de Fora) 
               Andréa Vassalo Fagundes

Áreas do conhecimento envolvidas:          
    Literatura (evolução da escrita alfabética)
    Sociologia (papel da interação entre alunos)
    Filosofia (enfrentamento do medo)
    Matemática (metodologia de resolução de problemas)

Estratégias de aula:
    A partir de um livro de literatura infantil, esta aula incentiva a leitura, explorando e trabalhando os diversos medos que as crianças têm.
    As ilustrações, bem como as onomatopeias contidas no livro cativam de forma criativa e alegre, motivando a participação espontânea e geral.

Avaliação:
    A avaliação a ser feita após esta aula engloba um conjunto de observações, quais sejam, se o aluno soube se expressar com criatividade e imaginação no desenho proposto; a participação dos alunos durante as atividades orais; se as crianças entenderam o conceito de onomatopeia e a evolução da escrita dos alunos, através das frases criadas.

Recursos utilizados para a aprendizagem do aluno:
   -Livro “O barulho fantasma” de Sonia Junqueira/ ilustrações Martin
   -Um aparelho de áudio para a apresentação do áudio da história
   -Papel sulfite branco para os alunos desenharem
   -Folha de atividade referente a onomatopeias
   -Livro “Palavrinha ou Palavrão” de Karin Sá Rego/ ilustração de Daniel Kondo

Considerações finais
Identifiquei-me, sobremaneira com esta aula, principalmente pelo seu aspecto dinâmico e alegre, por conta das onomatopeias. O tema sobre o medo do desconhecido é fascinante! Quando participamos nossos medos, uns com os outros, é como se já estivéssemos exorcizando esses medos. Até o medo de expressar umas linhas como estas...

atividade 1.5 - Experiência e sugestões de aulas



Nenhum comentário:

Postar um comentário