O BARULHO FANTASMA: encarando o medo do desconhecido através da literatura infantil
Autoras: Amanda Barros Teixeira (UF Juiz de Fora)
Andréa Vassalo Fagundes
Áreas do conhecimento envolvidas:
Literatura (evolução da escrita alfabética)
Sociologia (papel da interação entre alunos)
Filosofia (enfrentamento do medo)
Matemática (metodologia de resolução de problemas)
Estratégias de aula:
A partir de um livro de literatura infantil, esta aula incentiva a leitura, explorando e trabalhando os diversos medos que as crianças têm.
As ilustrações, bem como as onomatopeias contidas no livro cativam de forma criativa e alegre, motivando a participação espontânea e geral.
Avaliação:
A avaliação a ser feita após esta aula engloba um conjunto de observações, quais sejam, se o aluno soube se expressar com criatividade e imaginação no desenho proposto; a participação dos alunos durante as atividades orais; se as crianças entenderam o conceito de onomatopeia e a evolução da escrita dos alunos, através das frases criadas.
Recursos utilizados para a aprendizagem do aluno:
-Livro “O barulho fantasma” de Sonia Junqueira/ ilustrações Martin
-Um aparelho de áudio para a apresentação do áudio da história
-Papel sulfite branco para os alunos desenharem
-Folha de atividade referente a onomatopeias
-Livro “Palavrinha ou Palavrão” de Karin Sá Rego/ ilustração de Daniel Kondo
Considerações finais
Identifiquei-me, sobremaneira com esta aula, principalmente pelo seu aspecto dinâmico e alegre, por conta das onomatopeias. O tema sobre o medo do desconhecido é fascinante! Quando participamos nossos medos, uns com os outros, é como se já estivéssemos exorcizando esses medos. Até o medo de expressar umas linhas como estas...
atividade 1.5 - Experiência e sugestões de aulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário